terça-feira, 29 de outubro de 2013

QUE MAIS EU POSSO FAZER? - MENSAGEM DEDICADA AOS CUIDADORES DE IDOSOS


Aproveite para falar com o seu idoso como nunca antes.

Em algum nível ele consegue ouvir e entender, o que se tornará evidente nos períodos de lucidez que irão acontecer.

Diga a ele que o ama e que se lembra de bons tempos que compartilharam.

Leia em voz alta a Bíblia ou outro livro favorito.

Cante canções antigas e conhecidas.

Traga flores para o quarto e coloque-as onde possam ser vistos da cama.

Ofereça um bicho de pelúcia, bolinha ou um colar de contas para segurar na mão.

Ofereça o toque e contato humanos.

Sente-se ao lado da cama, segure a mão da pessoa e fale com ela como se ainda pudesse ouvir e entender.

A audição pode ser o último sentido a ser perdido.

Reduza as intervenções somente às necessárias, mude a pessoa de posição a cada duas horas ou quando precisar trocar a fralda.

Atenda às necessidades espirituais e culturais.

Para algumas pessoas isto pode significar chamar um sacerdote da sua religião para conversar.

Para outros pode ser que as suas músicas preferidas sejam tocadas como um fundo suave.

O balançar ou “ninar” acalma e conforta.

Estas e outras informações devem ser conhecidas e organizadas com antecedência.Mantenha um ambiente de harmonia e paz - bom para quem parte e para quem fica.

Incentive as pessoas próximas a visitar, pois mesmo que não os reconheça, o idoso percebe a presença carinhosa de alguém que o ama.Crie um “último casulo” de amor, atenção e carinho onde o seu idoso possa se preparar para “voar”, finalmente livre da doença que tem limitado a sua vida por tantos anos.

Isto pode ser feito onde quer que o idoso esteja - em casa, na clínica ou no hospital.

Depois soltar, liberar, ceder, permitir, desapegar e entregar... 

4 comentários:

  1. oi Lu,

    que linda postagem,
    todos precisamos de carinho,
    independente da fase da nossa vida...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ler essa mensagem , me fez ver como estou em falta com algumas pessoas .....
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Ler essa postagem , me fez ver o quanto estou em falta com algumas pessoas ...

    Obrigada .

    ResponderExcluir
  4. Estou cm mae esrado terminal cm alzheimer, tive cancer mt agressivo, familia se ausentou, abandonou-nos de cuidadora passei z precisar d cuidados tive varias internacoes, o q levou a ficar internada num asilo😞msm cm tds cirurgias e dificuldades, estou presente tds dias d vizita, aos domingos levo p pegar dol, cortar unhas cuidar d pele cabrlo, massagear pois ests td atrofiada, tocar passar amor.Nos vomunicamos atraves do olhar e msm sem falar, sinto q entende qdo digo q a amo mt, que é minha rainha... me questionaram pq vou,pq rls nao conhece mais:Respondi:conhece,de mim emana o amore ela recebe, e sei mt bem quem ela é e o que representa p mim.Vsmos envelhecer...nao esquecamos...sei qto.me fez falta 1 abraco 1 carinho...fiz tratamrnto sozinha...nso qro q ela se sinta assim.8

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...