sábado, 2 de abril de 2011

Dia Mundial da conscientização do autismo - vídeo informativo



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=fRy2rvdcIf0

4 comentários:

  1. Olá! Vi um documentário hoje sobre o tema. Realmente é importante divulgar, para que as pessoas ampliem seu conhecimento a respeito e possam apoiar a trajetória das famílias!!

    ResponderExcluir
  2. Luísa,eu defendo muito a inclusão,o conhecimento.Acredito que a informação é uma importante arma para desmistificar os "eu acho", os "ouvi falar", para combater o preconceito.A ignorância, a desinformação alimentam os preconceitos.
    Até os médicos,em grande parte,não sabem lidar com o autismo.Assim como muitas pessoas se referem aos portadores de síndrome de down como retardados,mongolóides.Um absurdo alimentado socialmente.
    Apóio toda e qualquer campanha,ação,atitude que promova educação e humanidade.
    E obrigada pelo carinho lá no blog.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Luísa,
    obrigada por fazer referência a esta data... é tão importante! Não é evitando os temas que vamos melhorar as coisas, não é?! E o autismo é um assunto que merece respeito... Temos que lembrar que incluir não é apenas não discriminar ou, pior ainda, tolerar. Incluir é aceitar a diferença, e tratá-la não a ignorando, mas fazendo com que ela não seja importante! Há 8 anos, quando ainda era uma moça, recém formada e descobrindo como trabalhar com os alunos, tive meu primeiro aluno autista. Primeiro tive que educar a mim mesma, descobrir os novos caminhos, procurar alternativas, recriar a mim mesma... Somente depois pude tentar trabalhar, ajudar esse aluno num aprendizado significativo... Ele estava já no sexto ano, e sabia tanto... Aprendi muito mais com ele do que ele comigo, certamente! Cada um dos olhares, que custaram tanto a se dirigir para mim; cada uma das palavras, que demoraram para surgir; cada gesto me ensinavam algo novo... Ele me ensinou tanto que resolvi aprender mais e procurei o curso de educação especial... outros alunos com necessidades especiais vieram. Cada vez mais ia percebendo como nós somos presunçosos ao acreditar que somos normais e eles não, que sabemos algo que eles jamais aprenderão... São especiais porque somente eles podem ensinar a nós que não temos nada de especial o verdadeiro sentido da humanidade e da sensibilidade...
    Bom, desculpa falar tanto... mas realmente me emocionei...
    Parabéns pela postagem!
    Beijinhos,
    Clau

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida...
    Recebi mais selinhos, e repasso para você, tão importante para o Jardim dos Sonhos... É só buscar lá no blog.
    Beijinhos,
    Clau

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...