Seja bem vindo a meu cantinho!!! Aqui você vai encontrar mensagens para ajudar na compreensão de temas como espiritualidade, amor, amizade, laços de família, enfim, reflexões para vivermos melhor com harmonia e serenidade.
sábado, 2 de abril de 2011
Dia Mundial da conscientização do autismo - vídeo informativo
Olá! Vi um documentário hoje sobre o tema. Realmente é importante divulgar, para que as pessoas ampliem seu conhecimento a respeito e possam apoiar a trajetória das famílias!!
Luísa,eu defendo muito a inclusão,o conhecimento.Acredito que a informação é uma importante arma para desmistificar os "eu acho", os "ouvi falar", para combater o preconceito.A ignorância, a desinformação alimentam os preconceitos. Até os médicos,em grande parte,não sabem lidar com o autismo.Assim como muitas pessoas se referem aos portadores de síndrome de down como retardados,mongolóides.Um absurdo alimentado socialmente. Apóio toda e qualquer campanha,ação,atitude que promova educação e humanidade. E obrigada pelo carinho lá no blog. Beijo.
Olá, Luísa, obrigada por fazer referência a esta data... é tão importante! Não é evitando os temas que vamos melhorar as coisas, não é?! E o autismo é um assunto que merece respeito... Temos que lembrar que incluir não é apenas não discriminar ou, pior ainda, tolerar. Incluir é aceitar a diferença, e tratá-la não a ignorando, mas fazendo com que ela não seja importante! Há 8 anos, quando ainda era uma moça, recém formada e descobrindo como trabalhar com os alunos, tive meu primeiro aluno autista. Primeiro tive que educar a mim mesma, descobrir os novos caminhos, procurar alternativas, recriar a mim mesma... Somente depois pude tentar trabalhar, ajudar esse aluno num aprendizado significativo... Ele estava já no sexto ano, e sabia tanto... Aprendi muito mais com ele do que ele comigo, certamente! Cada um dos olhares, que custaram tanto a se dirigir para mim; cada uma das palavras, que demoraram para surgir; cada gesto me ensinavam algo novo... Ele me ensinou tanto que resolvi aprender mais e procurei o curso de educação especial... outros alunos com necessidades especiais vieram. Cada vez mais ia percebendo como nós somos presunçosos ao acreditar que somos normais e eles não, que sabemos algo que eles jamais aprenderão... São especiais porque somente eles podem ensinar a nós que não temos nada de especial o verdadeiro sentido da humanidade e da sensibilidade... Bom, desculpa falar tanto... mas realmente me emocionei... Parabéns pela postagem! Beijinhos, Clau
Olá! Vi um documentário hoje sobre o tema. Realmente é importante divulgar, para que as pessoas ampliem seu conhecimento a respeito e possam apoiar a trajetória das famílias!!
ResponderExcluirLuísa,eu defendo muito a inclusão,o conhecimento.Acredito que a informação é uma importante arma para desmistificar os "eu acho", os "ouvi falar", para combater o preconceito.A ignorância, a desinformação alimentam os preconceitos.
ResponderExcluirAté os médicos,em grande parte,não sabem lidar com o autismo.Assim como muitas pessoas se referem aos portadores de síndrome de down como retardados,mongolóides.Um absurdo alimentado socialmente.
Apóio toda e qualquer campanha,ação,atitude que promova educação e humanidade.
E obrigada pelo carinho lá no blog.
Beijo.
Olá, Luísa,
ResponderExcluirobrigada por fazer referência a esta data... é tão importante! Não é evitando os temas que vamos melhorar as coisas, não é?! E o autismo é um assunto que merece respeito... Temos que lembrar que incluir não é apenas não discriminar ou, pior ainda, tolerar. Incluir é aceitar a diferença, e tratá-la não a ignorando, mas fazendo com que ela não seja importante! Há 8 anos, quando ainda era uma moça, recém formada e descobrindo como trabalhar com os alunos, tive meu primeiro aluno autista. Primeiro tive que educar a mim mesma, descobrir os novos caminhos, procurar alternativas, recriar a mim mesma... Somente depois pude tentar trabalhar, ajudar esse aluno num aprendizado significativo... Ele estava já no sexto ano, e sabia tanto... Aprendi muito mais com ele do que ele comigo, certamente! Cada um dos olhares, que custaram tanto a se dirigir para mim; cada uma das palavras, que demoraram para surgir; cada gesto me ensinavam algo novo... Ele me ensinou tanto que resolvi aprender mais e procurei o curso de educação especial... outros alunos com necessidades especiais vieram. Cada vez mais ia percebendo como nós somos presunçosos ao acreditar que somos normais e eles não, que sabemos algo que eles jamais aprenderão... São especiais porque somente eles podem ensinar a nós que não temos nada de especial o verdadeiro sentido da humanidade e da sensibilidade...
Bom, desculpa falar tanto... mas realmente me emocionei...
Parabéns pela postagem!
Beijinhos,
Clau
Olá, querida...
ResponderExcluirRecebi mais selinhos, e repasso para você, tão importante para o Jardim dos Sonhos... É só buscar lá no blog.
Beijinhos,
Clau